Ciclo de seminários discute desafios da universidade brasileira

17/08/2021 15:36

Para discutir o futuro da universidade brasileira e, em especial, a agenda de desafios da Universidade Federal de Santa Catarina para o próximo período, a direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, em colaboração com outras direções de unidades, realizará o ciclo de debates “Universidade InComum”. O objetivo é formular uma plataforma de ação para a UFSC, no contexto do debate para a sucessão à reitoria da universidade, em 2022. O ciclo será composto por uma série de seminários a serem realizados entre setembro de 2021 e abril de 2022 e o apoio é dos centros de Ciências da Educação (CED), Socioeconômico (CSE) e Comunicação e Expressão (CCE).

A última década foi de extremos para a universidade pública brasileira: de um ciclo marcado por investimento contínuo, fortalecimento institucional, incremento nos recursos para pesquisa e estímulos à internacionalização passou-se – com um golpe no meio – ao momento atual de corte sistemático de verbas, ataques à autonomia universitária e desvalorização da ciência em nome da agenda autoritária e obscurantista por parte do governo federal e seus aliados.

Neste momento em que a universidade é tão severamente violentada, ela é também mais necessária que nunca. A combinação entre pandemia de Covid19 e o pandemônio produzido em todas as áreas pelo governo hegemonizado pela extrema direita resulta em um país aos frangalhos. Ampliação da pobreza, desemprego na escala dos 14 milhões de brasileiros, escracho cotidiano do regime democrático, economia estagnada e inflacionária, defasagens na aprendizagem, deterioração da infraestrutura pública, aprofundamento das desigualdades, efeitos individuais e coletivos do luto ante quase 600 mil vítimas do coronavírus – para onde quer que se olhe, a sociedade brasileira precisará do apoio das universidades.

As universidades reagirão à altura? Conseguirão se reinventar num contexto inteiramente adverso, valorizando a diversidade social e intelectual que a constitui? Saberão fazê-lo e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar sua operação interna, dotando-a de eficiência e reduzindo burocracias? Conseguirão responder às interrogações transversais do pensamento crítico enquanto se tornam espaços autenticamente igualitários?

Estes e outros temas serão discutidos no ciclo Universidade InComum.